Homer Simpson e a usabilidade

The Homer

Em um episódio dos Simpsons, Homer descobre que tem um irmão que não conhecia. O irmão é rico e bem-sucedido. Tem uma fábrica de automóveis. O irmão coloca Homer como responsável pelo projeto de um novo carro, já que o gosto do Homer representa o gosto do homem comum.

O resultado é o monstrengo acima. Muito caro e pouco funcional. Jakob Nielsen, especialista em usabilidade, avisa que é mais importante prestar atenção ao que o usuário faz do que ao que o usuário fala. Afinal, o usuário não é um designer. 

 

2 respostas para Homer Simpson e a usabilidade

  1. Cristhiano disse:

    O carro feito por Homer atendia a todas necessidades dele, mas o mais chamativo foi o compartimento especialmente projetado para as crianças. O homem comum tem preocupações das mais variadas. Podendo projetar um carro que atenda a todas necessidades, o homem talvez se perca quanto à funcionalidade e custo-benefício, mas ao rodar nas ruas, não daria atenção ao status de geringonça conferido pelas pessoas, mas sim ao prazer inconfundível de dirigir o carro feito por ele. Mesma sensação de comer a comida feita com as próprias mãos, ou mesma situação de beber um Whisky sem preocupar-se com as taxações de ébrio eventual.

  2. priscila disse:

    A Siplan está desenvolvendo um software focado no diferencial de design e usabilidade, e precisamos de designers para desenhar as telas e projetar a usabilidade(UX).
    Gostaria de saber se você tem interesse em participar desse processo, ou se conhecem alguém que possa ter.
    A Siplan fica em SP, porém esse trabalho pode ser feito a distancia, começaremos como freelance, e passaríamos as telas aos poucos.
    Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
    Obrigada
    Priscila

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: